Dicas de Como Amenizar ou Prevenir as Dores Neuropáticas, Mialgias ou Artralgias Após as Sessões de Quimioterapia

O que são dores Neuropáticas?

Dor neuropática é causada por danos aos nervos periféricos ou a problemas específicos do sistema nervoso central, que podem se manifestar como queimação, formigamento, choque ou pontada em qualquer localização do corpo, dependendo do nervo ou da parte do cérebro acometida.

As pessoas podem sentir dor neuropática o tempo todo ou os sintomas podem ir e vir. A dor neuropática tem característica comum que é piora no período da noite e, diferente da dor mecânica (que sempre piora ao movimento) pode aparecer mesmo em repouso.  Às vezes, as pessoas sentem muita dor quando são tocadas suavemente na pele, como no contato da pele com o lençol da cama, com a roupa do corpo ou mesmo, ao se secar com uma toalha, sintoma conhecido como disestesia.

A dor neuropática pode ser muito intensa e afetar a qualidade de vida, dificultando realização de atividades de vida diária. Além disso, dor crônica pode levar a sintomas de ansiedade e depressão. Em alguns casos, a dor neuropática desaparece espontaneamente, porém pode durar meses ou mesmo anos.

O que é Mialgia?

Conhecida também como “dor muscular”, a mialgia não é considerada uma doença ou um distúrbio, mas sim um sinal de um problema que pode estar associado a algumas outras condições. Por exemplo, a dor no músculo da mão, que pode ser desde um leve problema que desaparece após alguns cuidados, até uma doença mais grave.

Mesmo não sendo vista como um problema mais grave, a dor na mão poderá atingir todo o tecido muscular, e causar bastante incômodo ao indivíduo, dificultando até mesmo os seus movimentos.

Entre as causas mais comuns da mialgia nas mãos estão: a tensão, o estresse ou lesões causadas por algum trauma ou uso excessivo dos músculos em alguma atividade. Também é muito comum, por exemplo, que a dor na mão seja causada pela digitação em excesso, tanto em computadores quanto em celulares.

O que é a Artralgia?

A artralgia, ou dor em uma das articulações, é um dos tipos mais frequentes de dor. Ela está relacionada com o comprometimento da função articular, sendo que o paciente acometido pode ter uma simples restrição de movimentos até uma incapacidade completa.

Doenças que podem causar artralgia:

• Osteoartrite;
  • Doenças metabólicas como a gota;
  • Doenças inflamatórias autoimunes como artrite reumatóide, lúpus, eritematoso sistêmico, espondiloartrites;
  • Doenças infecciosas virais como a hepatites, dengue, chikungunya e algumas doenças bacterianas;
  • Outros: trauma.

Dicas de como amenizar ou prevenir as dores neuropáticas, mialgias ou artralgias

– Receber orientação dos profissionais de saúde que acompanham o paciente sobre sintomas de neurotoxicidade e evidência de dor neuropática no início do tratamento

– Praticar alguma atividade física ou fisioterapia – reduzem atividade inflamatória e neutralizando a sensibilidade a dor, melhoram equilíbrio, força e habilidades motoras

– Acompanhamento nutricional – repor as deficiências em vitaminais que tem ação neuroprotetora

– Controle de outras comorbidades principalmente da diabetes e tireoideopatias

– Não usar álcool

– Acupuntura

– Estimulação elétrica cutânea

– Acompanhamento psicológico – aceitação da doença, qualidade do sono

– Uso de calçados confortáveis – evitar complicações como lesões (úlceras) e melhorar a marcha (caminhada)

– Terapia medicamentosa com analgésicos oral e tópicos, anticonvulsivantes e ou antidepressivos

Já ouviu falar dessas dores? Não hesite em tirar suas dúvidas conosco pelo nosso Instagram @clinica.tom!