O que você precisa para doar sangue

– Portar documento pessoal (RG, carteira profissional ou carteira de habilitação)

– Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação tenha ido realizada até os 60 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto

– Pesar acima 50Kg

– Estar em boas condições de saúde

– Estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos (alimentação pesada) nas últimas 3 horas antes da doação de sangue

– Estar bem hidratado

– Não ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue como: usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro, vários parceiros sexuais e ou ser parceiro sexual de portadores de aids ou hepatite

– Intervalo para doações: homens doar a cada 2 meses, até no máximo 4 vezes durante o ano; e mulheres doar a cada 3 meses, até no máximo 3 vezes durante o ano

– Será submetido triagem clínica sigilosa, para evitar riscos de contaminação de outros pacientes (importante responder todas as perguntas com sinceridade)

– Testes que serão realizados no sangue coletado: tipagem sanguínea, triagem para doenças falciformes, sorologias para hepatite B e C, HIV, sífilis, doença de Chagas e HTLV I/II

– A coleta de sangue será feita por equipe de enfermagem treinada e com materiais descartáveis

– Quantidade de sangue não ultrapassa 500ml, sendo que 450ml é para doação e 50ml para testes laboratoriais

– Após a doação deve-se ingerir muito liquido durante o dia, fazer refeições, evitar carregar peso e exercício físico no dia da doação.

Principais impedimentos temporários» Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.

– Gravidez.

– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

– Tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação (sobrancelhas, lábios, etc.) nos últimos 12 meses; se houver condição de avaliação da segurança do procedimento realizado, o prazo é 6 meses.

– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

– Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia, etc.): aguardar 6 meses.

– Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.

– Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.

– Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.

– Vacina contra gripe: por 48 horas.

– Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.

– Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).

– Brasil: estados como Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são locais onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses para doar, após o retorno.

– EUA: quem esteve nesse país deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno.

– Europa: quem morou na Europa após 1980, verificar aptidão para doação no (11) 4573-7800.

– Malária: quem esteve em países com alta prevalência de malária deve aguardar 12 meses após o retorno para doar. (critério semelhante ao dos estados brasileiros com prevalência elevada de malária).

– Febre Amarela: quem esteve em região onde há surto da doença deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno; se tomou a vacina, deve aguardar 04 semanas; se contraiu a doença, deve aguardar 6 meses após recuperação completa (clínica e laboratorial).

– Coronavírus:
· Candidatos que apresentaram diagnóstico ou suspeita de coronavírus estão aptos a doar 10 dias após a completa recuperação.
· Candidatos assintomáticos com teste positivo estão aptos a doar após 10 dias da data de realização do teste.
· Candidatos que tiveram contato com casos positivos de contaminação por coronavírus estão aptos a doar após 7 dias do último contato.
· Candidatos que fizeram isolamento voluntário ou por orientação médica estão aptos a doar após o término do tempo de indicação de isolamento.
· Profissionais de saúde estão aptos a doar, desde que estejam fazendo uso correto de EPI.

Candidatos que foram vacinados contra Covid-19 só podem doar:

– 48 horas após cada dose (vacina Coronavac, da Sinovac/Butantan);

– 7 dias após cada dose (vacina da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz);

– 7 dias após cada dose (vacina da Pfizer/BioNtec/Fosun Pharma);

– 7 dias após cada dose (vacina da Janssen-Cilag);

– 7 dias após cada dose (vacina Sputinik V, da Gamaleya National Center);

– 48 horas após cada dose (vacina Covaxin, da Bharat Biotech);

– 7 dias após cada dose (vacina da Moderna/Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas)

Para saber mais sobre doação de sangue, entre em contato conosco pelo Instagram @clinica.tom e tire todas as suas dúvidas.