Saiba mais sobre a dor sacro ilíaca

índice

O que é articulação sacro ilíaca? Como localizar a dor?

A articulação sacroilíaca é a maior articulação do corpo medindo cerca de 17,5cm de superfície, variando conforme o biotipo de cada pessoa. É localizada na região do osso do sacro juntamente com osso ilíaco.

Tem como função principal suporte do tronco e transferência de carga e mobilidade de membros inferiores.

A dor na articulação sacroilíaca corresponde cerca de 18 a 30% das dores lombares baixas e pode ser relatada em:

 –  região lombar baixa (72%)

 – posterior de coxa (28%)

 – virilha (14%)

 – lombar superior (6%)

 – pé (12%)

 – abdominal (2%)

As principais causas da dor na articulação sacroilíaca incluem:

– traumas prévios

– processo inflamatório e degenerativo

– artrodese sacro-ilíaca e de coluna lombar

– deslocamento anterior do sacro

– gestação

E o tratamento consiste em terapia conservadora medicamentosa e fisioterápica, bloqueios diagnósticos/terapêuticos e procedimentos minimamente invasivos de denervação das articulações sacro ilíacas por radiofrequência.

O que é o sacro?

O sacro é um osso originado pela fusão de cinco vértebras, o qual se associa à bacia, ao cóccix e à quinta vértebra lombar, situado na pelve e cuja anatomia é piramidal. Este osso apresenta quatro faces, pois sua estrutura é quadrangular, sendo elas duas laterais ou auriculares, uma posterior ou dorsal e uma inferior ou ilíaca.

As faces auriculares se articulam com os ossos do quadril; a dorsal tem formato convexo e possui diversos acidentes ósseos, dentre eles os forames, os tubérculos, as cristas e os hiatos; a ilíaca, por fim, é a face pela qual o presente artigo se direciona, seu formato é côncavo, apresenta quatro forames sacrais e quatro cristas, as quais correspondem ao que já fora os discos invertebrais.

Os ligamentos que unem os dois ossos são: o sacroilíaco anterior, sacroilíaco posterior e sacroilíaco interósseo. Os ligamentos sacroilíacos são densos, promovem estabilidade para a articulação e fixação para outros ligamentos adjacentes.

Participam da articulação sacro ilíaca, os músculos glúteo médio, glúteo maior, piriforme, gêmeo superior e obturador interno.

Sabendo os ossos, os ligamentos e os músculos envolvidos na articulação sacro ilíaca, é possível entender do que se trata a patologia sacroileíte, suas causas, sintomas e tratamento.

Como é feito o diagnóstico de Sacroileíte?

Muitas vezes o diagnóstico de sacroileíte é difícil, pois pode ser confundida com dores na coluna lombar e quadris. O diagnóstico é realizado por uma combinação de história clínica completa, exame físico e exames de imagem comprovando as alterações.

Em algumas situações específicas de dúvida diagnóstica, pode ser necessário um bloqueio diagnóstico com medicação na articulação dolorosa. Os exames de imagem podem ser normais em alguns casos (falso negativos).

Esse artigo foi útil? Caso tenha mais dúvidas, entre em contato conosco pelo nosso canal do Instagram @clinica.tom

Dra Lígia Toledo, Médica desde 2010, fromada pela Universidade Camilo Castelo Branco, com residência médica em anestesiologia e terapia da Dor pelo centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Vera Cruz. Mestre pela UNIFESP e pós graduanda em Cuidados Paliativos Centro de Ensino Hospital Israelita Albert Einsten.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos posts