Terapia com Botox na Enxaqueca Crônica

Segundo a American Headache Society, a aplicação de toxina botulínica (Botox) no tratamento da Enxaqueca crônica propicia a inibição de sinais de dor pelos neurônios e melhora da qualidade de vida dos pacientes.

A toxina botulínica teve seu uso terapêutico iniciado no século XX. Na neurologia ela é usada como tratamento de doenças desde os anos 90 (antes mesmo do seu uso dermatológico) em condições de contrações musculares involuntárias.

Estudos posteriores demostraram que, além do relaxamento da musculatura, a toxina botulínica atuava modulando estruturas neurológicas relacionadas  a dor. Esse conceito norteou as pesquisas da aplicação de toxina botulínica em:

1. Tratamento da enxaqueca
  2. Terapia para dor neuropática
  3. Terapia para dor na lesão medular
  4. Outras condições

O que é a toxina botulínica?

Consiste em uma neurotoxina originada do produto da fermentação da bactéria Clostridium Botulinum, uma bactéria anaeróbia Gram-positiva.

Como é a ação da toxina botulínica?

Sua ação é bloquear a liberação dos neurotransmissores (neurônios que transmite os estímulos) associados a origem da dor. E enfraquece seletivamente a musculatura dolorosa, interrompendo ciclo espasmos e dor.

Essa toxina botulínica é a mesmo que é usado para estética?

Sim, a toxina botulínica tipo A possui diversas aplicabilidades, pode ser usada não só para tratamentos estéticos como também em tratamento de enxaqueca crônica, distonia cervical, espasmos hemifacial, síndrome de dor miofascial, dentre outros.

Quais são as contraindicações desse tratamento?

Paciente com hipersensibilidade aos componentes da toxina e/ou presença de infecção no local.

Como a Aplicação de Botox pode ajudar quem tem enxaqueca?

A aplicação de toxina botulínica é um tratamento eficaz para enxaqueca devido suas propriedades farmacológicas sobre a liberação de neurotransmissores de dor.

Antes de entendermos como o Botox pode ajudar pacientes com enxaqueca, é preciso entender melhor essa condição.

O que é Enxaqueca ou Migrânea Crônica

A Enxaqueca também é conhecida no meio médico como “Migrânea“.

Segundo a Associação Migraine Trust, a enxaqueca crônica atinge cerca de 2% da população mundial e configura uma das 10 causas mais incapacitantes da vida adulta.

A migrânea crônica é um tipo de cefaleia em que o paciente apresenta dor de cabeça do tipo enxaqueca durante 15 dias ou mais por mês.

Na enxaqueca crônica, o paciente também pode apresentar:

• Maior sensibilidade à dor incluindo dores em todo o corpo.
  • Há um impacto negativo na qualidade de vida
  • Risco de depressão
  • Ansiedade
  • Distúrbios do sono

Infelizmente cerca de 80% dos pacientes com enxaqueca crônica também estão deprimidos e apresentam distúrbios do sono, o que aumenta as crises de dor.

A intensidade da dor pode variar de uma “dor chata” a uma dor “como se fosse explodir”.

Como é realizado esse tratamento?

Após diagnóstico do tipo de cefaleia e indicado o tratamento, é realizada bloqueio/injeções com a toxina botulínica em pontos específicos de músculos da cabeça e do pescoço a cada 3 a 4 meses.

Esse procedimento é necessária internação?

Não, esse tratamento é realizado nível ambulatorial.

Quer conhecer mais sobre esse curioso tratamento que pode auxiliar na enxaqueca? Tire suas dúvidas conosco pelo nosso canal do Instagram @clinica.tom!